Nossa História:

No ano de 1993 a CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), que gerenciava o sistema de transporte da capital e operava cerca de 13 linhas, foi privatizada após ser constatado diversos problemas, como os altos custos gerados pela operação e manutenção do sistema. Através de três processos de licitação foram transferidas a operação de garagens e frota pública, ou seja, o sistema de transporte coletivo por ônibus passou a ser operado por 47 empresas privadas.

    É nesse contexto que no dia 23 de Outubro de 1993 nasce a Transkuba, que começa a operar no lote 54 (Garagem do Sacomã) com a linha 447A (Sacomã - Pinheiros), com 54 carros em operação, transportando uma média de 45 mil passageiros diários.

    No dia 19 de novembro de 1993 ela começa a operar no lote 52 (Garagem Sapopemba), com 51 carros distribuídos em duas linhas: A linha 3757 (Metrô Belém – Lar Nacional) e a linha 4209 (Jd São Roberto – Pq D. Pedro), transportando em média 42 mil passageiros diários.

    Neste mesmo processo de licitação ela também ganha o direito de operar no lote 60 (Garagem Campo Limpo),o qual começa a sua operação no dia 18 de Dezembro de 1993, com as seguintes linhas: 5222 (Jd das Rosas – Largo São Francisco), 5223 (Jd Faria lima - Largo São Francisco), 5224 (Jd Mitsutane - Largo São Francisco).

    Em 2002 a prefeitura resolve colocar em prática um novo modelo de transporte público em São Paulo, dividindo a cidade em nove áreas diferentes. Sendo que para oito delas (1 - Noroeste, 2 - Norte, 3 - Nordeste, 4 - Leste, 5 - Sudeste, 6 - Sul, 7 - Sudoeste e 8 - Oeste) foram estabelecidos lotes para a distribuição das empresas e cooperativas que prestarão os serviços de transporte por ônibus, microônibus, vans e trólebus. A área 9 é a da Região Central da Cidade, que não possui lotes específicos, de forma que não há nenhuma empresa ou cooperativa que atua especificamente nestes limites. As linhas que operam apenas dentro dos limites da área 9 são de responsabilidade de empresas das áreas 1 a 8, normalmente, a que fica mais próxima do ponto considerado como o inicial da linha (regra que comporta várias exceções). Este novo modelo fez com que a TransKuba Garagem Sapopemba e Garagem Sacomã se unissem a Garagem Campo Limpo, na Zona Sul, concentrando assim toda parte administrativa e operacional em um único endereço (Rua João Francisco Delmas, 117 – Campo Limpo – São Paulo - SP), e juntamente com mais 3 empresas (Campo Belo, GATUSA e VIP) ela formou o Consórcio 7, que hoje opera na área 7 (Região Sudoeste).

    No ano de 2004 com o descredenciamento por parte da prefeitura de algumas empresas que operavam mal no sistema de transporte, resultou na aquisição de novas linhas por parte da empresa, que neste mesmo ano estava em processo de renovação da sua frota de veículos. Em decorrência disso o espaço físico da garagem se tornou pequeno para comportar todos os veículos, obrigando a diretoria da empresa a tomar uma importante e necessária decisão, a mudança para um local maior, um novo endereço que comportasse toda frota operacional. Então no dia 27 de Julho de 2004 a empresa passa a ocupar um novo endereço (na Avenida Carlos Lacerda, 3003 – Jd Rosana – São Paulo – SP) e uma posição mais agressiva e imponente no Sistema de Transporte Público da Capital.